Financiers

 

IMG_E1265

O Financier é um clássico da pastelaria francesa. O bolinho nasceu no século XVII pelas mãos das freiras da ordem das Visitandinas (ou da Visitação), na cidade de Nancy, lá no nordeste da França. Naquela época, as gemas dos ovos eram empregadas no preparo de tintas. As irmãs do convento, então, criaram uma receita para aproveitar as claras que sobravam, misturando-as com farinha de amêndoas, manteiga e açúcar. Os bolinhos originais eram redondos e achatados e se chamavam Visitandines, assim como a ordem. Dizem que, mais tarde, lá pelo final do século XIX, um suíço chamado Lasne possuía uma pâtisserie pertinho da Bolsa de Valores de Paris. Para agradar aos seus fregueses financeiros, Lasne resolveu dar uma repaginada na guloseima. Passou a usar forminhas retangulares para dar um ar de barrinhas de ouro aos bolinhos e rebatizou-os de Financiers. E voilà, é assim que os encontramos hoje.

Curiosidades:

*Diferentemente do que se deu na França, lá em Porgutal, os doces conventuais (isto é, originários de conventos e mosteiros) foram criados para que se aproveitassem as gemas dos ovos, uma vez que as claras eram usadas para engomar roupas ou como purificadoras na produção de vinhos brancos.

**Não há praticamente registros sobre Lasne. Só se sabe que era suíço e pasteleiro. Não faz mal, ele nos deixou essas barrinhas deliciosas!

IMG_1263

 

Aqui vai a receita clássica, que é rápida e incrivelmente fácil de fazer:

Ingredientes

 150 g de açúcar de confeiteiro

50 g de farinha

60 g de amêndoas em pó (farinha de amêndoas)*

3 claras, levemente batidas

150 g de manteiga

*Se não encontrar a farinha já pronta, triture 60 g de amêndoas em um processador, até que tenha virado um pó. Não bata demais, senão ela vira um creme, como esta receita aqui.

Preparo

 Pré-aqueça o forno a 180°C graus (170°C, se o forno for ventilado).

Unte uma assadeira própria para financiers com um pouco de óleo ou manteiga. Caso não tenha uma, você pode usar forminhas de empadas (mas não as encha completamente, uns dois dedinhos de massa são suficientes). Reserve.

Derreta a manteiga em uma panela até que ela adquira uma cor dourada escura, com cuidado para não queimar. Retire do forno e deixar esfriar um pouco.

Em uma tigela, misture as farinhas e o açúcar. Acrescente a manteiga derretida (com os gruminhos que ficaram no fundo da panela – eles dão um sabor e aroma todo especial!) e mexa bem. Junte as claras e mexa novamente à mão ou na batedeira, até obter um creme homogêneo.

Despeje na assadeira e levar ao forno por cerca de 12-14 minutos ou até que estejam douradinhos.

Uma variação:

 Para financiers de chocolate, derreta 75 g de chocolate escuro em banho-maria e deixe esfriar ligeiramente. Faça a receita de financiers normalmente e, no final, junte o chocolate derretido. Mexa bem e despeje na assadeira.

Obs.: Se gostar, junte pedacinhos de cereja preservada em xarope.

IMG_0521

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s