Dicas para assar bolos mais fofos

IMG_0924

No meu post anterior, prometi compartilhar com vocês minhas receitas de bolos preferidas*. Antes de mais nada, achei que seria bacana passar algumas dicas para que eles cresçam bem fofinhos e sem embatumar. Se você é boleira ou boleiro tarimbado, já sabe de tudo isso! Senão, aqui vão elas:

-Use sempre ingredientes em temperatura ambiente. Num dia de calor, basta tirar os ovos, a manteiga e o leite (se for usar) da geladeira cerca de 30 minutos antes de começar. No inverno, tire-os com algumas horas de antecedência. Quando a manteiga estiver bem macia, é sinal de que está no ponto.

-A não ser que a receita diga algo diferente, peneire os ingredientes secos numa mesma tigela, como a farinha, o fermento em pó, o sal, o chocolate em pó (se for o caso). Isso ajuda a evitar que empelotem e, mais importante, areja-os.

-Se a receita pede manteiga, normalmente você vai batê-la junto com o açúcar até obter um creme. Nesta etapa, é bom bater vigorosamente. A batedeira é uma mão na roda aqui porque ajuda a massa a ficar bem homogênea e a criar as minúsculas partículas de ar que vão ajudar o bolo a crescer.

-Quando for acrescentar os ovos, inclua um a um, batendo bem entre uma adição e outra.

-É hora de juntar a farinha com o fermento? Então, desligue a batedeira e mexa com uma espátula, delicadamente. Vá ‘dobrando’ a massa de fora para dentro, até que os ingredientes estejam bem misturados. Mexer demais, nesta fase, é arriscado: o bolo pode ficar pesado.

-Se a receita levar um líquido (como leite, por exemplo), alterne-o com a farinha. Isto é, despeje um pouco de farinha no creme de ovos e açúcar, adicione um pouco do líquido, mexa. Repita algumas vezes até que tudo esteja incorporado. Não junte toda a farinha e todo o líquido de uma vez, senão, você vai precisar mexer muito e é isso que a gente quer evitar.

-A temperatura ideal do forno é a de 180 graus. Mas, se seu forno for ventilado, diminua para 170 graus. Se a receita for pequena, aqueça o forno a 170 graus (160 graus, se o forno for ventilado).

-Se possível, coloque a assadeira na grelha do meio. Assim, o ar circula por todo o bolo e ele assa por igual.

-Deixe sempre o bolo esfriar antes de tentar desenformá-lo.

-Se você acha que vai assar bolos com uma certa frequência, vale a pena investir numa balança de cozinha. Há muitas bem simples e acessíveis. Nas receitas que eu compartilhar, vou procurar colocar as medidas em gramas e em xícaras e/ou colheres, mas a balança é sempre mais precisa.

_MG_0939

Uma observação: não há muito como escapar: bolos levam açúcar, farinha e alguma espécie de gordura (geralmente óleo ou manteiga), três ingredientes considerados vilões da culinária (ainda bem que o ovo foi absolvido!). Obviamente, existem bolos que não pedem farinha, e há como adoçá-los com mel, xarope de ácer ou bordo (maple syrup), tâmaras, açúcar mascavo… Às vezes também podemos substituir a farinha branca por uma integral ou de coco, etc. Mas não é tão simples assim fazer substituições. A gente pode mudar uma coisinha ou outra sem alterar o resultado (é o que tenho feito), mas é preciso cautela. Para fazer o bolo de chocolate cuja receita postei aqui, resolvi trocar o óleo vegetal por óleo de coco, mas precisei adaptar a quantidade para que ficasse equivalente. Resumindo, quero comer bolos mais saudáveis também, mas, enquanto não encontro uns que me convençam, vou continuar a assar bolos como os que minha mãe e minha avó faziam – e a apreciá-los com moderação. Você vem comigo nessa?

_MG_0931

*As receitas que eu compartilho no blogue são de domínio comum, sua autoria se perdeu no tempo. Ou, então, eu as adaptei. No caso de alguma receita original, citarei a autoria.

2 comentários sobre “Dicas para assar bolos mais fofos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s