Chocolate quente italiano

IMG_4785 - Version 2

Temperaturas mais baixas pedem bebidas quentinhas. No inverno italiano, la cioccolata calda, um chocolate quente bem espesso e pouco doce, é figurinha fácil em todas as cafeterias. Nas melhores, ele normalmente é feito só com chocolate meio amargo em barra derretido no leite. Em outras cafeterias, a bebida às vezes é feita com um pouco de amido de milho e chocolate em pó. De um jeito ou de outro, é sempre uma delícia. Quer experimentar? Ecco come farla:

Ingredientes:

300ml de leite

120g de chocolate meio amargo (pelo menos 60% de cacau), em pedaços

Preparo:

Em uma panela de tamanho médio, misture o leite e o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por alguns minutos. Quando o chocolate tiver derretido, aumente o fogo e continue mexendo por pelo menos mais cinco minutos. Você vai ver que, quanto mais tempo a mistura ficar no fogo, mais grossa vai se tornando. Desligue o fogo e deixe o chocolate repousar por alguns minutos, até que tenha se formado uma película por cima. Retire a película cuidadosamente com uma colher e aguarde mais uns dois minutos. Mexa bem para que fique bem cremoso e pronto! Sirva o chocolate quente acompanhado de panna montata (creme de leite fresco batido), se quiser.

Acha que tanto chocolate é pecado grande demais? Diminua a quantidade e use 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em leite frio para engrossar. Outra alternativa é dividir os 120g entre chocolate em barra e chocolate em pó, e usar 1 colher (sopa) de amido de milho. Adoce com um pouco de açúcar ou (por que não?) mel e divirta-se!

_MG_4780 - Version 2

2 comentários sobre “Chocolate quente italiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s