Gazpacho

Quase todas as culturas têm seu alimento básico, aquele com que seus habitantes contam como parte essencial de sua dieta. O ‘pão nosso de cada dia’ varia de país para país. Se no Brasil almoçamos e/ou jantamos arroz e feijão, na Itália é a massa – nos seus mais variados tamanhos e formatos – que aparece todos os dias na mesa das pessoas. Durante muito tempo, a batata foi a essência da alimentação irlandesa e, de certa forma, ainda é. Em muitos países asiáticos, o arroz ou os noodles fazem parte da refeição diária… E por aí vai.

E em Portugal, você sabe? Com certeza pensou em bacalhau! O peixe salgado pode ser o símbolo da cozinha portuguesa, mas o que entra em cena em pelo menos uma refeição diária na maioria dos lares lusitanos é… a sopa. Caldo Verde, Sopa da Pedra, Açorda Alentejana são apenas algumas das muitas variações existentes. Em Portugal, há até restaurantes que só servem sopa. Prática, nutritiva e deliciosa, ela é irresistível. Eu sei, com as temperaturas altíssimas no Brasil neste momento, ninguém está pensando em encarar um prato de caldo quente. Mas se ele for gelado, pode cair muito bem!

O Gazpacho é uma sopa fria bastante popular na Península Ibérica. A clássica sopa espanhola tem os seus ingredientes triturados, transformados em purê. Já na versão portuguesa, eles são apenas picados, e a receita ainda inclui orégano, azeitonas e, às vezes, ovos cozidos. Hoje, há muitas outros tipos de Gazpacho, até alguns que não levam seu ingrediente original, o tomate. Deixo aqui uma adaptação da receita andaluza, porque seu preparo é muito simples e não falha!

BeFunky_IMG_3632.jpg

 

Ingredientes:

5 tomates maduros grandes, sem pele e picados

2 fatias de pão de forma branco, sem casca

1 dente de alho, amassado

1 cebola pequena, picada

2-3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

2/3 xícara de suco de tomate

½ colher (chá) de páprica (opcional)

1 pitada de cominho em pó (opcional)

sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Guarnição:

½ pimentão vermelho sem sementes, picado

½ pepino, sem casca e sem sementes, picado

pão frito, em cubinhos (croutons)

 

Preparo:

Coloque as fatias de pão em um prato fundo e cubra com um pouco de água fria. Deixe alguns minutos e, depois, desmanche-as com os dedos ou um garfo, retirando o excesso de água.

Em um liquidificador ou processador, bata os tomates, a cebola, o alho, o suco de tomate, o azeite, o vinagre, o pão e os temperos até conseguir a textura desejada (mais ou menos cremosa). Leve à geladeira por algumas horas.

Sirva o Gazpacho em tigelas ou pratos de sopas gelados. Enfeite com a guarnição e bom apetite! Rende quatro porções.

Obs.: O alho e a cebola crua dão um toque levemente picante à sopa. Ajuste-os ao seu gosto.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s